Com o atual cenário do mercado de trabalho, fica nítido que muitos que entram para a carreira da programação buscam uma grande empresa, se possível uma startup ou fintech para que possa desenvolver sua carreira com a segurança da carteira assinada.
Claro, essa é uma grande possibilidade e que vem atraindo muitas pessoas para esse tipo de mercado. Muitas empresas brasileiras e de fora do Brasil vem contratando programadores para atuarem fisicamente nas empresas e também de forma home office.
Porém, existe um nicho de mercado também muito interessante e que não pode ser deixado de lado pelos programadores de plantão.
O Empreendedorismo é algo que pode e deve ser desenvolvido nesse tipo de carreira até porque, é uma das poucas áreas que o sucesso depende, quase que exclusivamente, do desempenho do programador.
Com algum tempo de curso, o futuro programador já precisa pensar no seu futuro profissional e buscar maneiras alternativas de conquistar o sucesso pessoal e financeiro. Dessa forma, é fundamental que o mesmo crie, de forma satisfatória, seu perfil nas redes sociais e comece a buscar melhorar seu networking. Isso quer dizer que as relações que se cria ao longo do curso e após ele é fundamental para seu desenvolvimento na área. Seus colegas de curso e professores podem ser melhores “amigos” da sua carreira pois, através dessas redes é que podem surgir seus primeiros trabalhos remunerados.
Sabe-se que, de acordo com Guerra (2022, p. 2) “O Brasil virou um dos lugares preferidos para os investidores estrangeiros especializados no mercado de tecnologia, graças ao sucesso de diversas startups que despontaram nos últimos anos”. Dessa forma, é muito possível que, ao desenvolver seus trabalhos e portfólios buscando sempre a inovação, consiga investimento para alavancar suas ideias.
Assim, é fundamental abrir o leque de oportunidades para que não foque seus esforços em apenas um setor do mercado. Coloque suas ideias em prática e busque pessoas que se identifiquem com ela. Esse é o segredo!
Uma última dica para que você consiga alcançar seus objetivos: estude sempre!
No programa SOITech você encontra orientação adequada, focada no mercado de trabalho para preparar os melhores desenvolvedores com conteúdo atualizado.
Acesse:
– Trilha UX/UI Design
– Trilha Desenvolvedor Mobile
– Trilha Desenvolvedor Full Stack JS
– Cursos complementares
Fonte: GUERRA, G. Brazil at Silicon Valley: Startups do Brasil são bem-vistas por investidores. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/inovacao/brazil-at-silicon-valley-startups-do-brasil-sao-bem-vistas-por-investidores,de956e13d9563c3cd4fd965fb0e0c31b8zcpohs7.html. Acesso em 26 abr. 2022.